Destaque

Através do Deputado Fernando Santana Juazeiro do Norte ganhará hospital universitário

O vice-presidente da AL, o deputado estadual Fernando Santana, acompanhou as representantes da Ebserh, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, em visita a pelo menos dois terrenos em Juazeiro do Norte, onde deverá ser construído o Hospital Universitário do Cariri. A Ebserh administra hospitais universitários em todo o território nacional. Além da visita para examinar e avaliar o terreno, as representantes da empresa formularam relatório com todas as informações relacionada ao sistema de saúde e atendimentos hospitalares já existentes na região do Crajubar.

A informação é de que o Hospital Universitário do Cariri será um dos maiores do Brasil e contará com cerca de 220 leitos e irá atender inúmeras especialidades clínicas. A boa notícia é que o terreno escolhido para a construção do hospital não precisará passar por nenhum processo de compra e nem de desapropriação, pois será doado pela UFCA, Universidade Federal do Cariri, o que acelerará em muito o início do processo de construção.

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Autor do pedido ao ministro da educação para a implantação de um hospital universitário em Juazeiro do Norte, o deputado estadual Fernando Santana, publicou em suas redes sociais:

« A ideia de construir o hospital em Juazeiro para atender o povo juazeirense e da região do Cariri começa a sair do papel para que se torne um hospital universitário ligado à UFCA.

Estamos elaborando essa ideia e fazendo essa solicitação para o nosso senador, ministro, Camilo Santana, para presentear o povo do Cariri, juntamente com o nosso presidente, Lula, e o nosso governador, Elmano Freitas.

Só de ver a tentativa acontecendo, já cabe toda a gratidão ao nosso senador e ministro, Camilo!

Ainda no mês de fevereiro o deputado Fernando Santana, viajou até Brasília para levar até o ministro da educação, Camilo Santana, o pedido para que Juazeiro do Norte ganhasse um hospital universitário, o que causou confusão na mente dos menos informados, que questionaram a razão do pedido ao ministro da educação e não a ministra da saúde. Os hospitais universitários são vinculados ao MEC e portanto o pedido teria sim que ter sido feito ao ministro da educação, Camilo Santana.

Relembre a fala do deputado antes de embarcar para Brasília:

“Olá, minhas irmãs e meus irmãos em todo o Estado do Ceará. Aqui quem fala é o deputado Fernando Santana, Estou indo agora à Brasília conversar com nosso senador, ministro da educação, o ex-governador do Estado do Ceará, meu líder político, Camilo Santana. Tenho pedido a ele, tenho solicitado, que Juazeiro do Norte possa ganhar um hospital, na parceria do ministro Camilo com o presidente Lula, e o governador Elmano de Freitas. Independente de questões políticas, do que vai acontecer esse ano de 2024, independente da relação com a atual gestão, que não quer conversa com Camilo, que não quer conversa com Elmano e que não quer conversa com Lula. O governador Elmano já se prontificou, o ministro Camilo já se prontificou ao lado do presidente Lula a ajudar o Juazeiro do Norte. Eu tenho defendido. Apenas é ainda uma ideia mas eu tô pedindo a Deus que essa ideia possa se transformar em uma realidade e que o meu líder político, senador e ministro, Camilo Santana possa somar forças ao presidente Lula e ao nosso governador Elmano para fazerem uma parceria, que Juazeiro possa ganhar um hospital e atender a sua população. Vamos nessa luta pedindo a Deus e a intercessão de Padre Cícero para essa conquista.”

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar