SUSTENTABILIDADE

UFCA doa 10,5 toneladas de recicláveis para associações em 2023. Material coletado gerou renda de R$ 6 mil para recicladores

Desde 2017, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) atende ao disposto na Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Federal N° 12.305, de 2 de agosto de 2010. Segundo essa legislação, a partir de suas demandas de funcionamento, órgãos e entidades da administração pública devem separar os resíduos recicláveis descartados diariamente.
Ao tornar a Coleta Seletiva Cidadã um hábito no cotidiano da comunidade acadêmica, além dos benefícios ao meio ambiente, a UFCA contribui com a renda de pessoas que trabalham em associações e cooperativas de catadores/as de materiais recicláveis. Nesse sentido, apenas em 2023, a UFCA doou 10.541 kg de recicláveis. Esse quantitativo representa, em renda, um ganho de R$ 6.136,85 para as associações de catadores e catadoras.
Na Instituição, as ações relacionadas à coleta de recicláveis fazem parte da Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade (CGS), ligada à Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFCA). Dentro das atividades propostas por esse setor,  a CGS planeja e executa projetos de sustentabilidade, como o acompanhamento dos acordos de cooperação das associações com a UFCA – firmados a partir da abertura de chamada pública para recolhimento desses materiais.
Materiais recicláveis na UFCA
No ano passado, o quantitativo doado foi resultado de materiais recicláveis gerados pelas atividades da Instituição, das doações depositadas no papa-eletrônico e nos papa-pilhas, bem como do desfazimento de bens inservíveis e irrecuperáveis. O primeiro caso são materiais utilizados no cotidiano da UFCA, como caixas de equipamentos, folhas de papel e garrafas de produtos de limpeza.
Na segunda ocasião, para serem considerados inservíveis e irrecuperáveis, os bens da UFCA passam por um processo administrativo de desfazimento, gerenciado pela Coordenadoria de Materiais e Patrimônio, da Pró-Reitoria de Administração (Proad/UFCA).
Esses bens podem ser, por exemplo, cadeiras, mesas, armários, bebedouros que não tem mais condições de conserto ou que o reparo não compensa financeiramente. Após ser identificada essa impossibilidade, a Proad/UFCA inicia o processo de desvinculação dos bens para que eles possam ganhar uma nova utilidade. Em 2023, o desfazimento realizado pela Proad/UFCA focou apenas em materiais eletrônicos, como computadores, teclados, impressoras, telefones e roteadores.
Quantidade de recicláveis por material
Em relação aos materiais recicláveis, dentre outros, foram doados 146 kg de ferro, 2.264 kg de papelão, 1.088 kg de plástico, 732 kg de plástico filme, 811 kg de garrafas PET, 747 kg de papel e 17 kg de alumínio.
No caso dos eletrônicos, foram recolhidos pelas associações 4076,34 kg de materiais. Desse total, cerca de 2.700 kg são oriundos do desfazimento de bens da própria UFCA. O restante do quantitativo é resultado do papa-eletrônicos e dos papa-pilhas instalados pela CGS nos campi da UFCA.
Os materiais recicláveis são repassados para as associações de recicladores que possuem acordos de cooperação com a UFCA. Atualmente, a Universidade possui acordo com três associações: Associação Engenho do Lixo, Associação dos Catadores e Catadoras de Juazeiro do Norte, e Associação Kariri Ambiental Metropolitana de Recicladores de Resíduos Sólidos JN.
As associações que possuem acordo de cooperação com a UFCA selecionam e comercializam o material, contribuindo assim com o sustento dos/das recicladores/as.
Recolhimento de recicláveis na UFCA
Em 2021, foram adquiridos 35 conjuntos de coletores seletivos, 126 lixeiras para laboratórios (laranja, cinza e verde), 44 lixeiras com tampa e rodas com capacidade de 120L, destinados ao recolhimento desses materiais em todos os campi da UFCA.
Em 2022, a CGS instalou postos de recolhimento de pilhas e eletrônicos nos campi da instituição. O descarte de eletrônicos em local adequado impede a contaminação do meio ambiente e, consequentemente, previne riscos à saúde dos seres humanos.

Fonte: ufca.edu.br

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar